LDAuni
Laboratório de Desenvolvimento e Apoio Unificado
Inteligência Social
NÚCLEO MANAUS-AM
CIACC


NATUROPATIA VERDE
BIOMEDICINA PREVENTIVA
O que é Biomedicina Preventiva
A Biomedicina Preventiva vai muito além da prevenção de doenças. Visa criar uma cultura de promoção da saúde, seja nas famílias, nas escolas, nas comunidades, nos grupos religiosos, em locais de grande concentração de pessoas em geral, com a finalidade de evitar ou minimizar as diversas formas de contágios e de adoecimentos, fazendo com que as enfermidades sejam extintas, antes mesmo de chegarem aos consultórios.
Com palestras de orientação, educação em saúde, treinamentos e acompanhamento da evolução da saúde individual nas comunidades. Sempre partindo de uma visão integral do indivíduo, considerando, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde deve ser compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Dessa forma, a Biomedicina preventiva contribui com diversas práticas dentro da Medicina Natural, Medicina ocidental e da Medicina Tradicional Chinesa, que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, busca minimizar os efeitos colaterais de tratamentos médicos, optando por terapias que dependem menos de medicações.
Qual a visão da Biomedicina Preventiva
A Biomedicina Preventiva é dedicada a ações contínuas de preservação da saúde. Todos os profissionais envolvidos, se enxergam como promotores de saúde de forma ampla, não apenas como intervencionistas, e sempre colocando o paciente no centro das suas iniciativas. Ou seja, todas as ações são centradas no paciente como um todo, não apenas em sua enfermidade. Trabalhando sua conscientização e estilo de vida para alcançar hábitos mais saudáveis, evitando que surjam doenças, ou mesmo que elas se agravem.
Todas essas mudanças de perspectivas na missão dos Biomédicos e de todos os profissionais da área de saúde, principalmente no conceito do que é estar saudável, se faz necessário, tendo em vista os novos paradigmas, com crescimento na expectativa de vida da população e, por consequência, das doenças crônicas. Por isso, a meta é se antecipar aos riscos e minimizar os impactos dos que que forem inevitáveis, a fim de empoderar os pacientes, desafogar o sistema de público de saúde, e reduzir os custos do governo e das famílias com tratamentos de doenças.
Os 10 Pilares da Biomedicina Preventiva
1 - DIETA SAUDÁVEL
2 - PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA
3 - CHECK UP ANUAL
4 - VACINAÇÃO EM DIA
5 - GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
6 - ABANDONO DE HÁBITOS NOCIVOS
7 - SONO DE QUALIDADE
8 - CONTROLE DA ATIVIDADE MENTAL
9 - SAÚDE EMOCIONAL EM FOCO
10 - HIGIENE PESSOAL E AMBIENTAL
Tratamentos Naturais com Fitorerapia


ATENÇÃO! TRATAMENTOS FITOTERÁPICOS NÃO DEVEM SUBSTITUIR TRATAMENTOS OU ORIENTAÇÕES MÉDICAS MEDICAMENTOSAS.
OBS 1.: Em geral, Grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas que fazem uso de remédio controlado e de uso contínuo possuem restrições para tratamentos fitoterápicos. Nesses casos específicos, procure o seu médico para autorizar o uso das ervas como tratamento complementar, pois mesmo sendo ervas, podem causar alergias ou alguma interferência do seu tratamento regular